DESTAQUES

 

Junho de 2017 - Novas obras


Em destaque a nova obra de Sônia Menna Barreto: "Maria Bonita". "Esta obra foi pintada para um projeto e dá sequência à série Realeza. 

 729 - maria bonita - 2017 - 98x76 cm

 

Julho de 2014 - Novas obras

 

Em destaque as novas obras de Sônia Menna Barreto: "Indio" e "India". "Estas obras foram pintadas para um projeto bacana que dá sequência à série Realeza. É um casal de índios pintados com toques reais, que se transformarão em tripticos de pratos em porcelana. Brasilidade sempre em alta!" nas palavras da artista.

737 - indio - 2014 - 62x45 cm - oleo sobre tela

738 - india - 2014 - 62x45 cm - oleo sobre tela

 


 

 

Novembro de 2013 - Gravuras

Sônia Menna Barreto lançou o albúm Maria Antonieta,  com 5 gravuras cada, impressas em papel Hahnemühle, 300 g, numeradas de 1/100 a 100/100, assinadas por ela e produzidas pela ArtePrints Edições de Arte.

Maria Antonieta, esposa de Luis XVI e rainha consorte da França até a Revolução Francesa, em 1789, foi uma mulher sofisticada e apaixonada por moda, sapatos e perucas extravagantes. Na versão de Sônia, a mão enluvada segura a cabeça de Maria Antonieta, que foi decapitada na revolução.


album maria antonieta 1

Capa do Álbum                                      Maria Antonieta

 album maria antonieta 2

 Rainha das Borboletas                           Rainha da Moda 

album maria antonieta 3
Rainha dos Pássaros                              Rainha dos Mares 

album maria antonieta 4


 

 Julho de 2013 - Pratos

Sônia Menna Barreto e Osvaldo Greghi Jr, designer especialista na criação de objetos criaram a +arte,selo que produz pratos e num breve futuro mobiliário exclusivo assinado e numerado. Dentro do universo de cada um, somaram conhecimento e talento, pesquisando novas tecnologias em decalques para atingir a excelência na aplicação das imagens criadas por Sônia Menna Barreto.


SÉRIES:

Catarina de Bragança
Foi uma mulher à frente de seu tempo. Casou-se com um rei inglês, Charles II e introduziu o hábito de tomar chá com bolos na Inglaterra, algo que permanece até os dias de hoje enraizado nos costumes do país, tornando o chá, hoje, uma verdadeira bebida nacional na Inglaterra. Para mim, com esta coleção de pratos, o mais significativo é que ela introduziu
ainda na corte inglesa o uso de pratos de porcelana. Na Inglaterra da época se usavam pratos de ouro ou prata, ficando os alimentos frios rapidamente. Na minha versão, a roupa da rainha ganhou uma gola toda confeccionada com saquinhos de chá, que depois de secos (passei um mês e meio tomando chá e guardando os saquinhos) foram colados em um molde de cartolina. A xícara na mão dela fecha a mensagem.


Maria Antonieta
Esposa de Luis XVI e rainha consorte da França até a Revolução Francesa, em 1789. Foi uma mulher sofisticada e apaixonada por moda, sapatos e perucas extravagantes: meu foco e inspiração para esta coleção “Rainhas”. Na minha versão, a mão enluvada segura a cabeça de Maria Antonieta, que foi decapitada na revolução francesa.


Cartas de Baralho
Reis, rainhas e jesters. Figuras importantes na Arte, como Salvador Dalí e Gala; Andy Warhol e Marilyn Monroe; Frida Khalo e Diego Rivera, só para mencionar alguns, aparecem nesta série como reis e rainhas de Copas.


pratos 1


 pratos 2

 


 

Janeiro de 2013 - JOIAS DE RAINHAS

 

A Artista plástica, Sônia Menna Barreto, desde 2009 assina coleções exclusivas da Corsage e se diz uma apaixonada por joias. Segundo ela, uma joia é uma verdadeira escultura feita com materiais nobres. Para este ano Sônia Menna Barreto apresenta a Coleção Rainhas que traz peças inspiradas em Maria Antonieta (1755-1793), esposa de Luis XVI e rainha consorte da França até a Revolução Francesa, em 1789.


 

A paixão de Maria Antonietta por jóias - principalmente com diamantes e pérolas - é bem conhecida, com um gosto bastante diferente das suas duas últimas predecessoras no trono francês. Várias joias pertencentes à Coroa Real da França tiveram que ser modificadas para ela durante seu reinado.

anel 1

anel 2

 


Setembro de 2012 - Novos Formatos

Desde que fui convidada para desenvolver coleções de jóias, exclusivas para a Joalheria Corsage, fiquei encantada com a questão da tridimensionalidade na obra de Arte. Vivo dizendo que jóias são pequenas esculturas feitas a partir de materiais extremamente nobres.

Voltando para as Artes Plásticas, já há um tempo venho desenvolvendo novos formatos que sugerem a tridimensionalidade.

A nova série de livros/objeto é resultado desta busca e pesquisa. O universo dos livros é sem fim!

Criar diálogos com pintores fantásticos, cineastas maravilhosos como Fellini, escritores inspirados como Fernando Pessoa é uma maneira que encontrei de percorrer o caminho por eles feito e aprender.

Veja todas as obras em Galeria / Série - Livros Objeto

 


 29/03/2012: Início de um projeto serigráfico para 4 rainhas, começando com Maria Antonieta. Abaixo, o manequim com a enorme peruca que a rainha (pop) usava e que a artista mandou confeccionar, usando o modelo como inspiração para a serigrafia.

 maria antonieta - modelo

 A seguir, a obra para a Serigrafia Maria Antonieta

maria antonieta - imagem

 


 Exposição “Do Surreal ao Fantástico”

IGALERIA – Período de 24 de novembro a 28 de dezembro de 2011

Sob a curadoria de Claudia Paronetti, a mostra apresentou obras da fase surrealista da artista, bem como os trabalhos recentes da coletânia Diálogos, que são os “Livros Objetos”, onde a artista trata sua obra em três dimensões.

04 - igaleria 2011 a

04 - igaleria 2011 b

04 - igaleria 2011 c

04 - igaleria 2011 d

 


 

Setembro de 2011 – Vindima no Palácio da Bacalhoa em Azeitão, Portugal

A convite da Portus Cale, Sônia participa da pisa na Quinta de Vargelas (Taylor’s) e da Vindima (festa anual da colheita das uvas, na Quinta da Bacalhoa).
Este é o inicio de um projeto para a artista fazer o rótulo de um novo vinho da Bacalhoa.

01 - vindima g

01 - vindima 1


 

JUNHO DE 2011 – INAUGURAÇÃO DO RESTAURANTE A BELA SINTRA EM BRASÍLIA

No restaurante 3 salas VIP foram revestidas, no teto, com obras de Sônia. Também, uma Técnica Mista foi desenvolvida pela artista com o tema Brasília e Sintra em Portugal.
Com curadoria de Celina Leite Ribeiro Kaufman, foi apresentada uma exposição de obras na Técnica Mista de Sônia.
No dia seguinte a Corsage fez um desfile de jóias da linha Sônia Menna Barreto.

02 - bela sintra g 

02 - bela sintra 1 

02 - bela sintra 2 



NOVEMBRO DE 2010 – UNICEF 60 ANOS NO BRASIL

Para a Campanha UNICEF 60 anos no Brasil, Sônia Menna Barreto desenvolveu uma obra, na Técnica Mista, exclusiva para a entidade. A entrega ocorreu no Club A – São Paulo 

03 - unicef g

Dossiê da obra "UNICEF 60 anos de Brasil"


Fiz uma obra lúdica, com imagem de balões e crianças pela ligação direta do UNICEF com o universo infanto-juvenil.
Quis dar graça e leveza à obra, embora saiba que nem tudo neste universo gira em torno de alegrias.

O movimento dos balões saindo da gaveta traduz a busca constante do UNICEF em descobrir soluções para o desenvolvimento de áreas menos privilegiadas e para os problemas infanto-juvenis. Os guarda-chuvas (azuis e brancos- cores do UNICEF) são uma conhecida simbologia de proteção representada na imunização, na saúde e no aleitamento materno que são bandeiras do UNICEF.

A Gaveta fechada representa um arquivo de projetos futuros e a gaveta aberta os projetos saindo para a implantação.

As crianças/adolescentes ilustradas na obra estão, ou num momento de aprendizado como a da esquerda, (direito à educação) com o livro nas mãos, "Declaração dos Direitos da Criança", numa alusão direta à aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e ao estatuto da criança e do adolescente ou como as outras que usufruem do seu direito de brincar e ser criança.

O combate ao trabalho infantil é também uma bandeira do
Unicef.

Finalmente no calendário de madeira coloquei além do logo do Unicef 60 anos, a data do início das atividades da entidade no Brasil e o seu conhecido símbolo.

Sônia Menna Barreto

03 - unicef 1

03 - unicef 2

03 - unicef 3